terça-feira, 9 de outubro de 2018

15 anos ONG Baobá por Glacia Marillac





O que falar dos 15 anos de uma ONG que tem no nome uma das espécies de árvores mais antigas da terra e que é sinônimo de fertilidade, fartura e cura. O que falar do presidente desta ONG o bacharel em administração e ativista ambiental Haroldo Mota que se tornou para todos sinônimo de fé e esperança em dias melhores?
O Baobá é uma árvore milenar que pode passar dos 2.000 anos de existência e acumular em 20 metros de diâmetro do seu caule até 120 mil litros de água. Já Haroldo Mota presidente desta debutante ONG, é eterno. Haroldo é eterno porque sua idade cronológica não chegou ainda nem a seis décadas de vida, mas ele reúne a idade de todos os baobás, de todas as craibeiras, ipês, de cada uma das dezenas de árvores que plantou e das sementes que semeia por este nosso planeta.

O Baobá, espécie ameaçada de extinção, tem um tamanho impressionante e é usado como depósito de grãos ou abrigo de animais. Suas flores possuem néctar e frutos que servem de alimentação inclusive para os homens, em tempos de escassez. Haroldo também é uma espécie em extinção. Ele é franzino, ligeiro, parece um beija-flor que floresce polinizando o solo e fazendo brotar em diferentes lugares a fé na humanidade, a importância das árvores, e a beleza das flores.
Da seiva do Baobá retira-se um óleo especial e sua cortiça possui composto medicinal para combater a epilepsia e a malária. Haroldo também tem uma seiva, a seiva que jorra do seu sangue e exala de seus poros contagiando pessoas de todas as tribos a se encantarem pelo ativismo ambiental. De um pequeno ato Haroldo faz um grande evento. De um dia para o outro com a ajuda de seus féis escudeiros ele criou a Associação dos Ciclistas do RN, conduziu a Tocha Olímpica, realizou diversas atividades e projetos de Educação Ambiental, exposição fotográfica, produção de documentários, campanha de plantio de árvores, “1º Volta de Bicicleta Elétrica no RN”, o “1º Abraço no Maior Cajueiro do Mundo Contra o Aquecimento Global”; a limpeza nos manguezais , o “1º Pedal de Santa Rita de Cássia” a campanha de “Bicicleta para o Rio + 20” o  “1º Passeio Ciclístico Agostinho Sebastião” , o “1º Pedal do Sal – Natal/Macau”; fez campanha em prol do Parque das Dunas , promove o “I Cicloturismo Baía Formosa/Natal”  liderou o movimento “Salve as árvores da Av. Mor Gouveia”, fez o projeto “Eu Amo o Parque das Dunas”. a “1ª Maratona Ciclistica, 24 horas pelo Clima” a “Expedição Ciclística nascente rio Potengi / Natal - Cerro Corá”.  O “Girobike no Elefante pelo Clima” campanha sobre a conscientização dos impactos das mudanças climáticas, entregou o “1º Premio ONG Baobá de Sustentabilidade”, promoveu a exposição fotográfica “Mangues do Potengi” e o “Desafio dos Reis”, realizou o Mutirão Plantio de Árvores – Ciclovia Rota do Sol, a I Maratona dos Baobás,o II Mutirão de Plantio de Árvores na Rota do Sol, com o apoio de vários amigos, empresas e entidades plantou 500 árvores nativas. Distribui 1.000 mudas de árvores de ipês amarelo, além do lançamento do seu mais novo livro, da idealização da praça dos Baobás...

Enfim estes 15 anos da ONG Baobá temos muito a comemorar. Precisamos sempre homenagear esta linda árvore e nosso amado Haroldo Mota que tem muito a nos ensinar. Nosso desejo Haroldo, é que Deus possa lhe multiplicar. Que vários Haroldos nasçam e que muitos Haroldos possamos plantar!

Glacia Marillac é jornalista, escritora e coordenadora da Rede EuSouDoAmor



Nenhum comentário:

Postar um comentário