segunda-feira, 15 de outubro de 2018

15 anos da ONG Baobá por Canutto Filho



TESTEMUNHO HISTÓRICO

Lendo sobre as comemorações dos 15 anos de atuação, bem sucedida, da ONG Baobá, lembrei que não se pode dissociar a querida "Baobá", e as suas muitas e valorosas atuações, da figura do seu criador, o nosso querido e batalhador, Haroldo Mota.

A população de Natal não tem ideia de quanto deve ao Haroldo pela sua força e resiliência, em defesa do meio ambiente.

Se fossemos descrever o roteiro dos seus feitos na luta por uma cidade (região, planeta) mais limpa, mais habitável e mais feliz, faltariam espaço e tempo.

Todavia, tem alguns episódios que não podem ficar sem registro, pela relevância dos resultados da ação.

Um deles, envolveu quase todos os segmentos da sociedade, incluindo mídias (televisiva, escrita e falada) além de política,  justiça e presença da população: Alguns momentos antes de uma audiência no Ministério Público, eu estava convesando com o procurador Márcio Diógenes (que presidiria, daí há pouco, a audiência) quando ele me contou da sua intervenção numa dessas ações do nosso querido Haroldo.

Antes de iniciar os seus trabalhos diários, no ministério, ele recebe uma ligação avisando que o Haroldo, num gesto de legítima defesa da cidade, estava em cima de uma árvore da Av. Mor Gouveia, resistindo e tentando impedir a derrubada daquela e mais 184 outras, que aconteceria numa ação mal planejada, pela prefeitura e que seria um dano irreparável à cidade, caso se realizasse.

O procurador Márcio Diógenes, chama a sua assistente, cancela toda a sua programação de trabalho, naquela manhã, sai correndo pra atender o chamado do Haroldo e descobre que ao mesmo tempo todos os órgãos gestores (ou não) da cidade também se dirigem ao local.

Com esta ousada ação o Haroldo salvou as árvores e Natal ganhou a "batalha", traduzida em qualidade de vida, bem estar e paisagismo.

São incontáveis as ações desse batalhador incansável.

Parabéns, Haroldo!

Canutto Filho
Presidente da Associação dos Ciclistas do RN - ACIRN
Conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito e
Conselheiro do CONCIDADE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário