domingo, 9 de dezembro de 2012

Alemanha – Índia – Brasil – Uranium Film Festival

Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear do Rio de Janeiro à Nova Delhi e Bollywood
Do Rio de Janeiro à Nova Delhi e Bollywood - do Sul para Sul
O Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear do Rio de Janeiro, Urânio em Movi(e)mento, é realmente um festival em movimento. O Festival que nasceu no famoso Bairro de Santa Teresa, em 2011, esteve no último outubro em Berlim e embarca para Índia no próximo mês de janeiro. O novo parceiro do festival, o cineasta indiano Shri Prakash (foto), está organizando o festival em sete cidades: Nova Delhi, Shillong, Ranchi, Pune, Mumbai, Hydarabad e Chennai.
                                                                    Shri Prakash
É uma grande honra também
Fala a diretora executiva do festival Márcia Gomes de Oliveira, "o nosso festival Urânio em Movi(e)mento ter recebido convite de Kerala para participar do VIBGYOR Film Festival, em fevereiro." Graças ao festival Urânio em Movi(e)mento - conhecido internacionalmente como Uranium Film Festival - pela primeira vez filmes brasileiros sobre o acidente radioativo da Goiânia será exibido na Índia.

Cineasta indiano Shri Prakash
 "Este festival do Rio de Janeiro é muito importante para a Índia estimular a discussão sobre energia nuclear em nosso país." A situação na Índia é semelhante a do Brasil. Índia tem urânio e um governo que quer aumentar a produção da energia nuclear para desenvolver o país. Índia será apenas a primeira viagem do festival em 2013, garante Márcia Gomes de Oliveira. "Já temos convite para outros destinos, como EUA. Mas primeiro realizaremos a 3ª edição do festival no Rio de Janeiro, planejada para 02 a 11 de maio de 2013, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna MAM Rio."
Agradecemos os nossos apoiadores
Márcia Oliveira: "Nós agradecemos os nossos apoiadores Faetec, Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, a Fundação Heinrich Boell no Rio de Janeiro e o nosso novo apoiador a Fundação Rosa Luxemburg, além do Armazém São Thiago, Bar do Mineiro e Cachaça Magnifica por manterem a sua lealdade."

Incrições para o Uranium Film Festival Rio de Janeiro 2013 estão abertas
O festival aceita filmes de ficção, documentário, animação e experimental para as competições de longa e curta metragens. Filmes nacionais e estrangeiros, produzidos em qualquer ano, sobre as questões nucleares: do teste da primeira bomba atômica aos mais recentes desenvolvimentos nucleares. O festival está previsto para maio de 2013, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). Prazo de recebimento do filme no escritório do festival: 31 de janeiro de 2013.

 Uranium Film Festival em Berlim
O cineasta Marko Kattilakoski e sua equipe de filmagem da Suécia receberam o Oscar Amarelo, em Berlim. Seu filme "Fikapaus" (Coffeebreak) foi o melhor curta-metragem do International Uranium Film Festival 2012. O "Prêmio Oscar Amarelo" 2012 é um modelo do último bonde do Rio de Janeiro - juntamente com uma garrafa da tradicional Cachaça Magnífica. O Bonde é um símbolo de transporte amigo do ambiente e símbolo do famoso bairro de Santa Teresa, onde o Uranium Film Festival nasceu, em 2011. O modelo do Bonde é feito com materiais reciclados e reutilizados pelo artista Getúlio Damado de Santa Teresa. O último bonde do Rio de Janeiro foi colocado fora de serviço em 2011, por causa de um acidente devido à falta de manutenção. A população local de Santa Teresa espera conseguir o Bonde de volta o mais rápido possível. O Bonde é a alma de Santa Teresa.

Documentarista de Goiânia
Ângelo José do Rego da Cunha Lima, apresentou o seu curta Amarelinha na Cinemateca do MAM Rio de Janeiro - Uranium Film Festival. Ele também esteve em Berlim junto com os seus filmes.

 O festival em 2012
Lembrou os 25 anos do acidente  radioativo de Goiânia, que aconteceu exatamente há 25 anos. Foram exibidos filmes de Roberto e Laura Pires, Ângelo José do Rego da Cunha Lima e Luiz Eduardo Jorge sobre o acidente.
O Uranium Film Festival em Berlim aconteceu de 04 a 12 de outubro de 2012 e exibiu mais de 60 filmes "nucleares" documentários e de animação. O festival agradece a todos os cineastas e produtores da Índia, Brasil, EUA, Itália, Suécia e Alemanha que estiveram presentes em Berlim.
FILMES DA  ALEMANHA, EUA & SUÉCIA GANHAM OSCAR AMARELO
O 2º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear (Urânio em Movi(e)mento) deu o prêmio "Oscar Amarelo" a filmes dos Estados Unidos, Suécia e Alemanha. Bill Keislings "Não Publicável: Incidente Nuclear em Lock Haven", USA, recebeu o Prêmio de Melhor Longametragem; o diretor sueco Marko Kattilakoski recebeu o Prêmio de Melhor Curtametragem com o filme "Pausa para o Café" (Fikapaus) e Rainer Ludwigs da Alemanha recebeu o Oscar Amarelo na categoria animação com o filme "A História de Leonid".

O filme extraordinário "Bombas Atômicas no Planeta Terra" do multiartista Peter Greenaway recebeu o prêmio Hors Concours. Durante três semanas, o Festival na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM Rio, exibiu 54 filmes, entre documentários, ficções e animações de todos os continentes.
Mais informação
Contato
info@uraniumfilmfestival.org
www.uraniumfilmfestival.org
Uranium Film Festival
Rua Monte Alegre 365 / 301
Santa Teresa
Rio de Janeiro / RJ
CEP 20.240-194
Brasil
Fone 00 55 21 2507 6704


Fonte
http://www.uraniumfilmfestival.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário