sábado, 10 de novembro de 2018

Lançamento do projeto viveiro de plantas "Arvores da Paz – Profª Magda Maria Guilhermino”



Convidamos para o lançamento do projeto viveiro de plantas “Arvores da Paz”, dia 12 de novembro de 2018, às 15h30, na Escola Estadual José Fernandes Machado, data na qual a escola estará completando 36 anos de atividades. A Escola está situada na Av. Praia de Muriú, em Ponta Negra, Natal RN.

Na ocasião, será celebrado um ato religioso em homenagem a escola, como também haverá um plantio de uma árvore de pau-brasil.

Considerando-se a tendência atual das mudanças climáticas, é inevitável que, cada vez mais, a conservação dos recursos naturais seja a tônica para o desenvolvimento sustentável.

Segundo a ONU, o alerta de indicadores de mudanças climáticas, como concentrações cada vez maiores de dióxido de carbono, aumento do nível do mar e acidificação do oceano, continuam. Além disso, a cobertura de gelo do Ártico permanece abaixo da média e a extensão do gelo do mar da Antártica, previamente estável, estaria perto de uma baixa recorde.

Por tais razões
A ONG Baobá teve a iniciativa de convidar a Escola Estadual José Fernandes Machado, representada pela diretora Professora Solange Ataide, para a construção de um viveiro comunitário de plantas, em ambiente fechado, a ser denominado “Árvores da Paz - Profª Magda Maria Guilhermino”. O viveiro terá o objetivo de divulgar conhecimentos sobre técnicas de produção de mudas nativas da região, com a distribuição gratuita de seus produtos para a sociedade, como também o plantio e cultivo de hortaliças.

Para a realização e construção do viveiro “Árvores da Paz - Profª Magda Maria Guilhermino”, além da ONG Baobá e EE José Fernandes Machado, estão sendo feitas parcerias com a Assoc. dos Moradores de Ponta Negra – AMPA, a Rede EuSouDoAmor, a Assoc. dos Ciclistas do RN – ACIRN, o Baobá do Poeta, Defeso da Caatinga - UFRN, a AquaCoco, Strata Engenharia, IFRN – Campus Natal Central, SOS Mangue RN, Dromedunas Turismo, Espaço Luz, Rotary Club Reis Magos e a Quanta Estúdio  Criativo.

O projeto nasce como uma proposta de ensino de Educação Ambiental, na prática da multidisciplinaridade na Escola Estadual José Fernandes Machado, visando promover com os alunos, de forma prática, o construtivismo; ensinando a importância das árvores para o equilíbrio e segurança de vida no Planeta.

Para o desenvolvimento e acondicionamento das plantas, será construído um viveiro com tela de sombreamento com 80% de retenção de luminosidade solar, medindo 12mx21m, com uma capacidade de produção anual de 30.000 mudas, onde serão utilizadas embalagens recicladas de copos de água de coco da empresa AquaCoco, que requerem menos espaços para acomodação e crescimento das plantas, facilitando o armazenamento e o transporte para a doação à comunidade.

Dantas & Souza (2004) afirma que a arborização contribui para o equilíbrio físico e mental do homem, atenuando o sentimento de opressão frente às edificações. Constitui, ainda, um eficaz filtro de ar e de ruídos, exercendo ação purificadora por fixação de poeira, partículas residuais e gases tóxicos, proporcionando a depuração de microrganismos e a reciclagem do ar por meio da fotossíntese.

Serviço:
Lançamento do projeto do viveiro de plantas “Árvores da Paz - Profª Magda Maria Guilhermino”

Data: 12.11.2018 (segunda-feira)
Horário: 15h30
Local: Escola Estadual José Fernandes Machado
Endereço: Av. Praia de Muriú, em Ponta Negra, Natal RN
Realização:
ONG Baobá, EE José Fernandes Machado, a Assoc. dos Moradores de Ponta Negra – AMPA, a Rede EuSouDoAmor, a Assoc. dos Ciclistas do RN – ACIRN, o Baobá do Poeta, Defeso da Caatinga - UFRN, a AquaCoco, Strata Engenharia, IFRN – Campus Natal Central, SOS Mangue RN, Dromedunas Turismo,  Espaço Luz e a Quanta Estúdio  Criativo.
Contato:
Haroldo Mota 84 98845.4603
Solange Ataide 84 98734.1164

Nenhum comentário:

Postar um comentário