segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Parque das Dunas, um portal de felicidade.

    A Ong Baobá realizou neste sábado, 13/09, na cidade de Natal/RN, o projeto de Educação Ambiental “Eu Amo o Parque das Dunas. Vou Fotografá-lo de Helicóptero” com o objetivo de promover a proteção do Parque das Dunas e contou com a participação das pessoas contempladas que registraram com suas câmaras fotográficas a imensa área verde do Parque das Dunas e a quantidade de floresta de Mata Atlântica que há na borda, na lateral da Av. Roberto Freire.   



    Existe um projeto do governo estadual na Assembleia Legislativa que visa reestruturar a avenida Roberto Freire e retirar uma imensa área do parque com aproximadamente 45.000 m2, no qual nos posicionamos contrário a esse projeto junto com outras entidades e movimentos sociais de Natal. 



    A melhor solução para a mobilidade urbana da cidade é o investimento em transportes públicos com qualidade e eficiência energética. Destruir e desflorestar uma Unidade de Conservação, patrimônio biológico da humanidade, eleita pela ONU, não é projeto de lucidez humana e não irá resolver a questão do caótico transito das ruas e avenidas de Natal.



    A Mata Atlântica é considerada patrimônio nacional pela Constitucional Federal e o Parque das Dunas é patrimônio de todos os norte-riograndeses pela Constituição do Estado do RN. Intervir e destruir o Parque das Dunas com este projeto, pretendido pelo governo do RN, se equipara como se o governo do Estado do Rio de Janeiro quisesse retirar uma parte do Pão de Açúcar, para fazer uma estrada.



    Destacamos um pensamento que se enquadra para refletir e sintetiza tudo sobre esta experiência e projeto nas palavras de *Jigme Rinpoche “É importante apreciarmos o que temos e valorizar. Se temos algo bom é consequência do que fizemos no passado”, sobre o que ele nos falou num encontro ministrado semana passada no hotel Porto do Mar na Via Costeira.



    O Parque das Dunas foi criado em 1977, como a primeira Unidade de Conservação do RN e possui uma área de 1.172 hectares. Integra da reserva da Biosfera da Mata Atlântica titulo reconhecido pela ONU. Tem fundamental importância para a qualidade de vida da população natelense, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade quanto na purificação do ar.  Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção.



    O Parque das Dunas tem por objetivo garantir a preservação e conservação dos ecossistemas naturais englobados, proteger os recursos genéticos, preservar sítios de valor histórico, arqueológico e geomorfológico, além de oferecer condições para o lazer, o ecoturismo e a realização de atividades educativas e de conscientização ecológica. A sua flora reúne mais de 270 espécies arbóreas distintas e 78 famílias, representando por mais de 350 espécies nativas e fauna do Parque está representada por cerca de 180 espécies dentre mamíferos, repteis, aves e invertebrados.

    Lembramos também **Frans Krajcberg quando ele nós fala: “Por que o homem destrói as riquezas naturas quando ele sabe que o planeta se consome e que sem elas sua própria vida será impossível?”.

    Agradecemos pela gratidão das inúmeras pessoas que colaboraram com a viabilidade deste projeto de Educação Ambiental sobre esta importantíssima área de Unidade de Conservação para que possamos resguardar com mais afinco esta floresta  de Mata Atlântica no coração da cidade.

    O Movimento #Salve o Parque das Dunas, realizará na cidade de Natal, Dia da Árvore, 21/09, domingo, o 3º Abraço no Parque das Dunas, a parir das 15h é a concentração na Revistaria Ponta Negra, localizada na Av. Roberto Freire, próximo ao Praia Shopping,  onde haverá várias atividades de Educação Ambiental. Este é o convite para todos, compareça e traga sua família!

    Agradecemos também a participação do fotojornalista Canindé Soares; do cinegrafista da TV Universitária Rodrigues Martins; Alídia Ribeiro; Lauro Augusto; Leonel Passos e no último voo de Emili Rolim, Igor Nogueira e Priscila Costa e ao comandante da aeronave Sr. Robson.


* É fundador e diretor do Padmasambhava Peace Institute e diretor da Chagduad Rinpoche e atualmente viaja pela América do Norte, América do Sul e Ásia, concedendo ensinamentos e conselhos com sua sabedoria e cordialidade.

** Ativista ecológico, escultor, fotógrafo, artista plástico, nascido na Polônia e naturalizado brasileiro. A obra de Frans Krajcberg reflete a paisagem brasileira, em particular a floresta amazônica, e a sua constante preocupação com a preservação do meio-ambiente.

Atenciosamente,


Haroldo Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário