quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Alerta: população contaminada por arsênio no interior do RN


Natal/RN, 27 de fevereiro de 2013.
Caros amigos,
Neste boletim da Ong Baobá, citamos um pensamento do escritor Roger
Stankewski “Quero mudar o mundo não quer dizer arrancar árvores, construir prédios, mudar nascentes, poluir, matar. Para mudar o mundo requer pensar, e se pensarmos na melhor forma de muda-lo, logo, descobriremos que precisamos formar pessoas, e ensinar-las a usar um dom dado apenas aos humanos, pensar.”
Denunciamos o risco por contaminação de arsênio na população da cidade de Cruzeta/RN; informação também sobre a reunião da Acirn com o diretor do DER; o Secretário-Geral da ONU, pede ajuda aos jovens para resolver os desafios mundiais e notícias sobre o Fórum Mundial da Bicicleta.
População de Cruzeta
Fomos informados por uma amiga que mora na cidade de Cruzeta, interior do estado do RN, que dez pessoas residentes na região, realizaram exames médicos, e todas elas constavam em seus exames de sangue uma grande concentração de arsênio.
O Arsênio
Segundo a Organização Mundial de Saúde, pela exposição prolongada ao arsênio presente em água e comida pode provocar vários tipos de cânceres, como o de pele, pâncreas e pulmão, além de abalos ao sistema nervoso, malformação neurológica, abortos e doenças do coração e diabetes.
Metais mais nocivos à saúde humana
O arsênio, como o mercúrio, o chumbo e o cádmio, está entre os metais mais nocivos à saúde humana.
A OMS considera
O arsênio um dos 10 químicos de grande preocupação para a saúde pública e recomenda que a exposição ao metal seja prevenida. Segundo a agência, a ação mais importante é ter acesso a fontes adequadas de água, que sejam seguras para beber.
Reunião da ACIRN com DER
Agendado para o próximo dia 07 de março, quinta-feira, às 15h, uma reunião com o diretor do DER, Sr. Demétrios Torres (Departamento Estadual de Estradas) para tratar sobre obras estruturais com relação as ciclovias. A Associação dos ciclistas avisa, para quem quiser participar, entrar em contato pelo e-mail: associclistasrn@gmail.com ou pelos telefones (84)9927.6555/8898.9727
O Secretário-Geral da ONU
Ban Ki-moon, pede ajuda aos jovens para resolver os desafios mundiais e alcançar um futuro pacífico, equitativo e próspero. A declaração de Ban foi feita num evento para a juventude na véspera da abertura do 5º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas, em Viena, Áustria.
Alerta
O Secretário-Geral alertou que o mundo passa por um momento de transição econômica, demográfica, política e ambiental. Segundo ele, os conflitos representam um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento. O chefe da ONU disse que é necessário intensificar os esforços para alcançar as Metas de Desenvolvimento do Milênio.
Fonte
II Fórum Mundial da Bicicleta
O que se viu em Porto Alegre foi a exemplar realização do II Fórum Mundial da Bicicleta. Em apenas dois anos o evento já se consolida como uma referência para quem sonha e, principalmente, FAZ, no seu dia-a-dia, as cidades mais humanas, ciciáveis, colaborativas e criativas.
O modelo autogestionado e colaborativo permitiu que o Fórum se transformasse no ambiente ideal para calorosos e importantes debates, rodas de discussões e um clima de liberdade criativa nas oficinas, performances e nos eventos ao ar-livre. Tudo isto coroado pela imponente beleza da Casa de Cultura Mário Quintana.
Fonte

...............................................

Atenciosamente,

Haroldo Mota
(84)9927.6555

3 comentários:

  1. Encontrei o blog de vocês através da TAG do Escritor Roger Stankewski, parabéns pois tudo que ele escreve é lindo e inteligente!

    ResponderExcluir
  2. Sempre leio coisas do Roger e sigo ele no twitter, @RogerStankewski e tenho a fanpage dele no face que é facebook.com/RogerStankewski.fanpage vale a pena conferir além dos perfis dele no pensador que é só pesquisar no Google e vocês encontram. Sou fã dele!

    ResponderExcluir
  3. se o assunto é água, quero denunciar o assoreamento do Rio Pitimbú no trecho sob a ponte do prolongamento da prudente de morais. Pessoas ignorantes estão bloqueando a passagem da água com pedras.

    ResponderExcluir