segunda-feira, 2 de julho de 2012

Recursos de $175 Bilhões na Criação de Sistemas Mais Sustentáveis de Transportes - Prometem na Rio+20 Investir Juntos os Maiores Bancos de Desenvolvimento do Mundo

RIO DE JANEIRO, BRASIL (20 de Junho de 2012)—Os oito maiores bancos multilaterais de desenvolvimento (MDBs) anunciaram hoje que alocarão US$175 bilhões para financiar sistemas de transporte sustentável durante a próxima década, promovendo o desenvolvimento econômico equitativo e protegendo o ambiente e a saúde pública em todo o mundo em desenvolvimento. A promessa do Banco Asiático de Desenvolvimento, do Banco Mundial e de seis outros MDBs foi feita no início da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (também conhecida como Rio+20).
O congestionamento, a poluição atmosférica, os acidentes de trânsito e a mudança climática associada aos transportes podem custar de 5% a 10% do PIB por ano. O setor de transportes é a fonte de emissão de gases de efeito estufa que mais cresce no momento, resultado de décadas de um planejamento urbano centrado na melhoria da mobilidade dos veículos privados, em detrimento dos usuários do transporte público, ciclistas e pedestres. Essa abordagem tornou a vida muito mais difícil para os habitantes das cidades, sobretudo a população urbana de mais baixa renda.

“Esses compromissos sem precedentes agora assumidos trazem a promessa de salvar milhares de vidas humanas com a limpeza do ar, uma circulação viária mais segura, a redução de congestionamentos em centenas de cidades e a redução da contribuição dos transportes à mudança climática nociva. Eles permitirão gerar maior eficiência no transporte de passageiros e de carga e promover um crescimento econômico urbano sustentável”, comentou Joan Clos, Diretor Executivo da UN-HABITAT.

Os compromissos voluntários são um resultado positivo da campanha feita na conferência Rio+20 pela SloCaT (sigla, em inglês, de Transporte Sustentável de Baixo Carbono), uma pareceria internacional que agrega múltiplos grupos de interesse, inclusive organizações das Nações Unidas, MDBs e outras organizações ligadas ao desenvolvimento, ONGs e organizações do setor empresarial. No total, 16 compromissos voluntários adicionais sobre o transporte sustentável foram assumidos por 13 organizações, sendo que o total hoje empenhado permitirá um melhor acesso a escolas, hospitais, empregos e mercados a milhões de pessoas do mundo inteiro.

“Nunca antes essas instituições colaboraram em escala global dessa magnitude. Essa decisão histórica que agora testemunhamos nos permitirá planejar para o contingente de 1 bilhão de pessoas que mudarão para as cidades nos próximos 20 anos, bem como 1 bilhão de pessoas que ainda vivem na pobreza”, disse Cornie Huizenga, responsável pela convocação conjunta da Parceria SLoCaT e organizadora da campanha da SLoCaT na Rio+20.

O rápido ritmo de urbanização do mundo inteiro está transformando o setor de transportes. Apesar da América Latina já ser altamente urbanizada, as cidades da África e especialmente da Ásia continuam a explodir em tamanho. A previsão é de que somente a China e Índia acrescentarão 500 milhões de pessoas à sua população urbana nos próximos 20 anos. Essa expansão exigirá sistemas de transportes que possam prevenir ou controlar os padrões de expansão desordenada e o congestionamento e garantir um acesso adequado a bens e serviços.

“Este enorme compromisso das MDBs com relação aos transportes é uma importante contribuição para colocar em funcionamento esforços colaborativos de financiamento de longo prazo para o setor de transportes. Junto com outros compromissos voluntários e relacionados aos transportes feitos por membros da parceria SLoCaT, o compromisso das MDBs pode ajudar a implementação eficaz e mensurável do Desenvolvimento Sustentável”, comentou Brice Lalonde, um dos dois coordenadores executivos da Conferência Rio+20.

“Os participantes da Rio+20 já observaram o preço pago diariamente pelo congestionamento de tráfego e o cruzamento inseguro das vias. Vemos isto em nossos países, quando viajamos e também aqui no Rio”, disse Michael Replogle, Diretor de Políticas Globais e fundador do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). “Esses problemas têm soluções, mas para reproduzir os modelos de sucesso em transporte urbano que desenvolvemos em cidades como Ahmedabad e Guangzhou, precisamos do apoio das organizações das Nações Unidas no estabelecimento de políticas que possibilitem ações por parte dos governos nacionais, além do apoio financeiro dos MDBs. Esses compromissos ajudarão a promover essas soluções.”

A parceria SLoCaT ajudará a elaborar o quadro de referência de resultados e o sistema de relatórios anuais sobre a implementação dos compromissos voluntários. A Declaração Conjunta dos MDBs reconhece esse papel: “Junto com as 68 agências que formam a Parceria SLoCaT, já iniciamos o trabalho de definições, estabelecendo alvos e escolhendo indicadores de transporte sustentável ou mobilidade, além da prestação de assistência para apoiar o transporte sustentável ou mobilidade, dentro do objetivo de finalizá-los durante 2012.”

# # #

SLoCaT, uma parceria com mais de 60 membros constituídos por múltiplos grupos de interesse, foi formada em 2009 para aperfeiçoar o conhecimento sobre o transporte sustentável de baixo carbono, ajudar a elaborar melhores políticas e catalisar a sua implementação. A parceria já conseguiu influenciar as políticas e estratégias de transporte sustentável de toda uma gama de suas organizações membros, incluindo os bancos de desenvolvimento, organizações internacionais, ONGs, o setor privado e instituições de pesquisa.

O ITDP ajuda as cidades a conceber e implementar soluções de transportes ambientalmente sustentáveis e socialmente equitativas. Com projetos na Argentina, Brasil, China, Índia, Indonésia, México, África do Sul, Hungria e EUA, o ITDP está na vanguarda dos esforços para reduzir as emissões de carbono, proteger o ambiente, aprimorar a equidade social e melhorar a qualidade de vida urbana.

Para obter mais informações:

· Cornie Huizenga, SLoCaT, cornie.huizenga@slocatpartnership.org
, +55 21-9678-1050
· Michael Replogle, ITDP,
mreplogle@itdp.org, +1.301.529.0351
· Ramon Cruz, ITDP,
rcruz@itdp.org, +55 21-9614-5340
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário