segunda-feira, 2 de julho de 2012

Energia Nuclear na Cinemateca do MAM


Reportagem traduzida do Jornal Rio Times Online da jornalista Lisa Molinari, sobre o 2º Festival de Filmes da cadeia produtiva de urânio.

RIO DE JANEIRO, BRASIL - Apenas uma semana depois da Conferência Rio+ 20 das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, o Segundo Festival de Cinema sobre Urânio, continuando a aumentar a consciência pública sobre fontes de energia e meio ambiente. O festival é uma oportunidade única para ver mais de 50 filmes seleccionados em matéria de energia nuclear, bombas atômicas e os riscos da mineração de urânio, tudo sendo exibido no MAM (Museu de Arte Moderna) de 28 junho - 14 julho.


Bombas atômicas sobre o Planeta Terra, um filme experimental curta de Peter Greenaway, foto de Festival de Cinema de urânio.

O Festival de Cinema de urânio é o único festival internacional voltada para a questão, e após um ano de sucesso primeiro está de volta num momento em que a cidade está cheia de ativistas. O júri do festival escolheu oito filmes, de oito países diferentes, de um total de 54, competindo em três categorias: Melhor Longa-Metragem, Melhor Curta (mais de 41 minutos) e Melhor Animação.

Entre muitos cineastas subterrâneos que participam neste festival, o aclamado diretor de cinema Peter Greenaway está trazendo para suas 'bombas atômicas sobre o Planeta Terra "(2011), um documentário de 12 minutos sobre os responsáveis ​​pela explosão de 2.201 bombas atômicas em cinco países em todo o mundo. A triagem será em sexta-feira 29 de junho em 6:00.

Também concorrem ao "Oscar Amarelo" na categoria curta-metragem é cineasta sueco Marko Kattilakoski, com o lúdico dos Fikapaus "(Coffee Break), um filme de quinze minutos de um casal de colegas que se encontram em um café e falar sobre o de famosos acidentes nucleares de Harrisburg, Chernobyl e Forsmark (triagem em sábado, 7 de julho em seis horas).

Coffee Break, foto de Festival de Cinema de urânio.

"Fiquei muito orgulhoso e feliz [ser] escolhido para o Festival com a minha Coffee Break", compartilha o diretor Sr. Kattilakoski, acrescentando: "Eu estou ainda mais orgulhoso e feliz depois de ser escolhido nas finais para o Oscar Amarelo. Coffee Break foi uma história que eu queria dizer, toda a tripulação acreditava na minha idéia e fizemos o filme com um orçamento mínimo e muito amor ".

Outros filmes no festival de informar sobre menores tragédias conhecidas, como o documentário "Não é para lançamento público: um acidente nuclear em Lock Haven" (2010). "Acidente Lock Haven, na Pensilvânia, e muitas de suas vítimas, nunca tive nenhuma visibilidade por qualquer mídia corporativa na Pensilvânia, nem em todos os Estados Unidos", explica o diretor Keisling Bill.

Competindo na categoria Filme de Animação para o Oscar de amarelo é "Leónidas Story 'um filme de 19 minutos pelo diretor alemão e ucraniano, Rainer Ludwigs. A história é sobre uma família Soviética em busca do paraíso e arrastado para o desastre, criado com fotografia, desenho e vídeo documentário.

"Por causa de reações como Bill [Keisling] e Marko [Kattilakoski] 's estamos trabalhando duro para fazer um evento global de Festival de Cinema de Urânio", descreve Norbert G. Suchanek, o diretor-geral e fundador deste festival instigante.

O programa completo do Festival de Cinema de urânio pode ser encontrado no site: www.uraniumfilmfestival.org.

Fonte
http://riotimesonline.com/brazil-news/rio-entertainment/2nd-annual-uranium-film-festival-in-rio/#


Um comentário:

  1. 2º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES SOBRE ENERGIA NUCLEAR
    INTERNATIONAL URANIUM FILM FESTIVAL RIO DE JANEIRO

    CINEMATECA DO MAM - MUSEU DE ARTE MODERNA

    CONVITE PARA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
     

    Temos a honra de convidá-lo, com um acompanhante, para a Cerimônia de Premiação do 2º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear, dia 14 de julho de 2012, sábado, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna MAM Rio de Janeiro.

    Durante a Cerimônia todos terão a oportunidade de assistir o melhor curtametragem e o melhor filme de animação do Festival. A entrada da Cinemateca e a Exposição Nuclear estarão abertas a partir das 18h30. E a Cerimônia terá início exatamente às 19 horas.

    O prêmio "Yellow Oscar" é um modelo do último bonde do Rio de Janeiro, feito de materiais reciclados e reutilizados pelo Artista Getúlio Damado, de Santa Teresa. Este prêmio 2012 é uma homenagem ao bonde do bairro artístico de Santa Teresa.

    Esperamos celebrar os melhores filmes. E logo em seguida brindaremos juntos com Cachaça Magnífica!

    Por razões administrativas, por gentileza, agradecemos a confirmação de sua presença pelo email info@uraniumfilmfestival.org ou telefone 7207 6704; 2507 6704.

    Cordialmente,

    Norbert G. Suchanek
    Diretor Geral
    Uranium Film Festival
    www.uraniumfilmfestival.org


    -------------------

    Programação - Cinemateca MAM Rio / Uranium Film Festival hoje, quinta 12.07.

    Hoje: 18h Filme Yellowcake (com legenda em Português)
    Filme Return of Navajo Boy (com legenda em Português)
    19h30 - Conversa com diretores/filmmakers dos filmes nucleares do Uranium Film Festival na Cinemateca do Museu de Arte Moderna MAM Rio.

    Sexta: 16 h & 18 h: Filmes sobre Fukushima com presença da diretora Yoko Kumano do Filme Alimentos Radioativos (Legenda em Português).

    Sabado: 19h Award Ceremony/ Cerimônia de Premiação.

    Contatos

    Marcia Gomes de Oliveira
    Diretora Executiva
    Uranium Film Festival
    www.uraniumfilmfestival.org
    marcia.gomes@uraniumfilmfestival.org

    Rua Monte Alegre 356/301
    Santa Teresa - Rio de Janeiro/RJ
    CEP 20.240-194
    Phones + 55 (21) 7207 6704; 2507 6704

    ASSESSORIA DE IMPRENSA
    Meio e Imagem
    Ana Ligia Petrone
    Phones:+55 (21) 9985 7744; 2533 6497; 2533 4748
    meioeimagem@gmail.com


    Filmes nomeados para o "Yellow Oscar"

    Atomic Bombs on The Planet Earth
    Peter Greenaway, Production: Change Performing Arts of Milan, Netherlands/United Kingdom, 2011, 12 min,

    Jadugoda the black magic
    Shriprakash, India, 2009, 9 min

    Fikapaus (Coffee Break)
    Marko Kattilakoski, Sweden, 2011, 14 min

    The Red Button (Czerwony Guzik)
    Ewa Pieta & Miroslaw Grubek, Production: Miroslaw Grubek, Slawomir Grunberg, Poland/USA, 2011, 52 min

    Not for Public Release: a Nuclear Incident in Lock Haven
    Bill Keisling, USA, 2010

    Chernobyl: The invisible thief
    Christoph Boekel, Production: ARTE &WDR, Germany, 2006, 59 min

    Leonids Story
    Rainer Ludwigs, Production: Tetyana Chernyavska, Germany / Ukraine, 2011, 19 min

    Sacred Ground
    Karen Aqua, USA, 1997, 9 min

    ResponderExcluir