terça-feira, 25 de setembro de 2018

O encantador e desafiante “Passeio de Bicicleta pelas Trilhas da Maratona dos Baobás”

Olá meus amigos,
Ontem, dia 23, realizamos o encantador e desafiante“Passeio de Bicicleta pelas Trilhas da Maratona dos Baobás” da ONG Baaobá, do Espaço Luz e do Baobá do Poeta, com a parceria dos grupos de ciclistas do Rapadura Biker e Ciclistas de Natal e da Associação dos Ciclistas do RN, a ACIRN.
Agradecemos a participação de todos vocês, que realizaram esse desafio. O percurso foi bastante diferenciado, pedalamos por áreas urbanas com asfalto e paralelepípedos, e estradas carroçal com cenários de uma natureza com mata atlântica, travessia de riacho e do delicioso rio Taborda. Além de percorremos a charmosa linha do trem, conhecida pela trilha do maquinista. Vale salientar que foram vários capítulos de pura aventura.
A LARGADA, foi um capítulo especial! Quem nos recebeu para dar boas vindas foi o professor Diógens da Cunha Lima, proprietário do terreno onde está a maior árvore de baobá das américas. As bicicletas e seus ciclistas, estavam todos alinhados para escutar o professor falar sobre o baobá. Ficamos felizes com sua imensa alegria em contar como foi que adquiriu esse maior monumento ecológico da cidade de Natal, representado pela árvore de baobá.
Uma parada muito bacana, foi no sitio de seu Beto, que teve uma rodada de café, preparado especialmente por dona Gorete, biscoito, leite e o plantio da árvore de pau brasil, em homenagem ao ciclista de maior idade o senhor Leão de 76 anos de idade. Um exemplo de coragem e vivacidade para todos nós. Parabéns senhor Leão!
O sinal de que o “Passeio de Bicicleta pelas Trilhas da Maratona dos Baobás” não seria coisa fácil não, foi a descida da solidariedade. Depois, todos os ciclistas foram sendo ajudados uns aos outros para atravessar um pequeno riacho, que teve inclusive cadeirinha humana. Diga lá Rozangela!
No rio Taborda, bicicleta sendo conduzida nos braços. Tiveram algumas cenas, tipo a de Júnior, que foi pedalando do meio do rio até o final. O nosso fotografo oficial do evento, Bruno, atravessou de moto. Mas é lógico... recebeu grande ajuda para fazer a mesma.
Cenas de coqueiros e um céu glorioso nos acompanhou todo o percurso. Pedalando pela linha do trem foi fantástico!
Na casa do seu Tota, foi uma festa. Sua casa é construída na lateral da linha do trem. Ele nos contou que mora naquela região desde 1969. A água de coco rolou para quase todos os ciclistas. A esposa dele não estava, mas ela disse, em outra ocasião, que pegava o trem para ir a Nísia Floresta, a Parnamirim ou a Natal no Maria Fumaça.
A Estrada de Ferro de Natal a Nova Cruz, foram as primeiras estações de trem inauguradas no estado. Aquela que inaugurou os caminhos de ferro do Rio Grande do Norte. O primeiro trecho dessa via férrea foi inaugurado no primeiro semestre de 1882 e compreendia o percurso entre Natal e São José do Mipibu, as primeiras estações ferroviárias foram as dessas cidades, que possuía uma extensão de 121 km. Justamente a estrada de ferro, que passa de frente ao seu TOTA, onde hoje se encontra totalmente abandonada.
As ferrovias do Rio Grande do Norte foram implementadas entre fins do século XIX e a primeira metade do XX. Ao todo foram construídas três linhas: a Estrada de Ferro de Natal a Nova Cruz, a Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte – que possuía um ramal até a cidade de Macau – e a Estrada de Ferro de Mossoró a Souza. A ordem obedece a cronologia de suas construções, sendo a data de inauguração do primeiro trecho delas, respectivamente, 1881, 1906 e 1912. No total, essas linhas férreas passavam por 28 cidades do estado, cada uma contando com sua estação.
Benilton Lima, o coordenador do grupo de ciclista do Rapadura Bike, chegou para mim e disse “Haroldo, vamos por esse outro caminho, porque por lá, está com areia muito solta. Foi nossa sorte economizamos energia para continuar o percurso.
O caminho da lagoa. Aqui a cena é a deslumbrante vista da Lagoa do Bonfim, pedalando entre as grandes árvores durante o trajeto.
Canavial e reservas naturais. Quem não ficou de bobeira.... O ar condicionado natural vindo da floresta, com seu verde natural diversificado. Ao mesmo tempo no horizonte o campo de um verde de canavial, fomos nos deleitar na sombra da gigante árvore próximo cidade de Nísia Floresta.
Rodamos pouco mais de 2 km e estávamos todos no asfalto para reagruparmos os ciclistas. Finalmente após nossa largada em Natal chegado em Nísia Floresta, tendo rodados exatos 42 km. Fomos recepcionados pelo pessoal da empresa AquaCoco, nosso parceiro neste projeto. Ficamos saboreando e refrescando do calor debaixo do grande baobá, e das tendas que a prefeitura colocou especialmente para esse projeto sobre esporte, qualidade de vida e educação ambiental.
Queremos agradecer especialmente a um dos nossos realizadores deste evento: Augusto Vale, que desenvolveu um trabalho importante para o sucesso do mesmo. Aos parceiros de apoio com o Raimundo da Real Ciclo e seu mecânico de bicicleta que foi fundamental nessa parceria e ao Benilton Lima do Rapadura Biker.
Agradecemos também ao nosso carro de apoio com Gabriel Noberto, que fez um excelente trabalho.
A Bruno Costa, nosso fotografo oficial do evento.
Gostaria de registrar a garra de duas ciclistas, Ana Tânia, que fez o percurso inteirinho dos 42 km, e a Raimunda que mesmo aos troncos e barrancos completou com grande honraria.
Agradecemos também a presença da primeira dama do Rapadura Biker e seus maravilhosos ciclistas e nosso sempre vivo Edmar.
Ao ciclista Hélio, que desde o ano retrasado, fez uma parte deste percurso comigo de bicicleta.
A Mônica e Rozângela e suas amigas do pedal. A Marcondez e sua equipe.
Aos ciclistas do grupo dos Ciclistas de Natal e também a Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte pelo apoio e incentivo na pessoa de Canuto.
Agradecemos a super presença do nosso querido professor Diógenes da Cunha Lima.
Agradecemos a presença dos ciclistas, registrando também suas placas de identificação:

Ana Tânia – 044
Anax – 032
Batista – 036
Benilton - 050
Bianca – 033
Célio  - 011
Claudia - 049
Edmar –
Eduardo – 053
Elaine – 014
Emerson – 031
Esmeraldo – 020
Fco Carlos – 054
Fernando – 038
Geovane – 040
Gerlane – 041
Haroldo – 022
Hélio – 029
Isolda – 025
Jeferson – 39
João – 027
Jorge – 023
Júnior – 045
Leão – 026
Lucas –
Marcilio – 034
Marcondes – 037
Mauricio – 047
Mônica – 013
Paulo – 026
Paulo - 08
Rafael – 019
Raimunda – 028
Regina - 051
Renilson – 042
Ribeiro –
Romeu – 010
Rosilda – 030
Rozangela - 021
Ruth – 048
Sérgio –
Themis – 052
Virginia - 18
Welson - 035
Wilson – 043
Zélia – 015
Zi – 046

Natal, 24 de setembro de 2018.


Haroldo Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário