domingo, 18 de março de 2018

Dia Internacional das Florestas, 21 de março



Essa é uma grande reflexão sobre mil razões para você plantar árvores. Faz parte daquela velha história que todos nós conhecemos: ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. É uma reflexão sobre uma data comemorativa exclusiva para este ser generoso responsável por nossa existência no planeta.

Em 2012, as Nações Unidas, promulgarão uma resolução, que o dia 21 de março de cada ano seja celebrado o Dia Internacional das Florestas. Esse movimento teve origem em 1872, na cidade de Nebrasca EUA, pela escassez de árvores e florestas. A população decidiu dedicar um dia à plantação de árvores.

Muitos países seguiram essa iniciativa. Em dezembro de 1970, nas comemorações do Ano Europeu da Conservação da Natureza, foi retomada a celebração oficial do “Dia da Árvore”. A festa passou da árvore à Floresta, em 1971, pela FAO.

Portanto, a ONU, pelo seu departamento da Alimentação e Agricultura (FAO)  antecipa esse reconhecimento, quando estava nas articulações sobre a primeira Conferência das Nações unidas sobre o Meio Ambiente, também conhecida como Conferência de Estocolmo, realizada entre os dias 5 a 16 de junho de 1972 na Suécia. A Conferência de Estocolmo é reconhecida como um marco sobre melhorias nas relações do homem com o meio ambiente.

As minhas razões são realmente mais que mil, são próximas das 3 mil árvores, onde estou fazendo o manejo de manutenção para posterior distribuição para a sociedade, com a espécie do ipê amarelo.



O ipê amarelo é a árvore brasileira mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela. É na verdade um complexo de nove ou dez espécies com características mais ou menos semelhantes, com flores brancas, amarelas ou roxas. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies (LORENZI, 2000).

Portanto, plante, para podermos VIVER!

Natal/RN, 18 de março de 2018.

Haroldo Mota
Ativista Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário