segunda-feira, 19 de maio de 2014

Concurso de Educação Ambiental - Eu cuido: árvores da Paz

Concurso de Educação Ambiental da Ong Baobá, tem por objetivo incentivar os alunos para a reflexão sobre a importância das árvores na segurança de vida no planeta, à relação da necessidade de mudanças de comportamentos, além de promover a construção de atitudes simples para a sustentabilidade.


A participação
É gratuita e poderão concorrer qualquer aluno matriculado na rede pública ou privada que more em Natal ou Nova Parnamirim, com idades entre 8 até 12 anos, e terão que enviar um desenho e um texto sobre o tema com no máximo 600 caracteres [ver regulamento].
O tema do concurso
De Educação Ambiental - Eu cuido: árvores da Paz é: "O Parque das Dunas e suas árvores para a paz”.
O prêmio
São 10 alunos vencedores do concurso, e cada um irá receber 05 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e 05 vasos de 25 litros, para ser cuidadas durante um ano, no final destes 12 meses, às árvores serão plantas preferencialmente na região/bairro onde cada aluno mora. O plantio definitivo acontecerá na semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, entre os dias 01 a 05 junho de 2015.
As inscrições
Acontecem no período de 19 a 30 de maio de 2014. O resultado é publicado, dia 02 de junho, no blog árvores da paz da Ong Baobá. No mesmo dia, e no dia 03, começarão a distribuição e entregas nas casas dos 10 alunos vencedores do concurso.
Este concurso
Visa também fazermos uma importante reflexão sobre as datas de comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade (22) e o Dia Nacional da Floresta Atlântica (27) de maio.
A escolha das 10 melhores
Respostas/apresentações sobre o tema “O Parque das Dunas e suas árvores para a paz” é formada pela comissão dos professores: Mary Sorage Praxedes (Parque das Dunas), Alídia Ribeiro (UFRN), Maria das Dores Melo (UnP), Nivaldo Calixto Torres (IFRN), Rogério Câmara (EE Nestor Lima) e  as ativistas sociais Maria das Neves Valentim e Gabriela Baesse.
Haverá também escolha de premiação pelo facebook
De duas resposta/participação/premiação do concurso “O Parque das Dunas e suas árvores para a paz”, para os dois alunos que obtiverem um maior compartilhamento/curtição de suas publicações/criações nas suas redes do facebook [observar o regulamento de participação].
Projeto “Árvores da Paz”
É uma iniciativa da Ong Baobá [entidade reconhecida como de Utilidade Pública Estadual pela Lei Nº 8.880, de 11 de julho de 2006 e Municipal pela Lei Nº 5.750, de 15 de setembro de 2006, que pretende plantar uma árvore por habitante no Estado do RN, ou seja 3,2 milhões. É um projeto ousado que consiste sensibilizar o máximo de pessoas, sobre a neutralização de carbono frente as mudanças climáticas.
São parceiros
O Parque das Dunas, o Horto Florestal Pitimbu, a Casa do Bem e as empresas Natal Cap, Lucgraf e Clínica Suzete Rovira.
Projeto
Concurso de Educação Ambiental - Eu cuido: árvores da Paz
Tema: "O Parque das Dunas e suas árvores para a paz”
Premiação: 50 árvores nativas e 50 vasos para os 10 alunos premiados
Cuidar: as árvores serão cuidadas pelos alunos durante 12 meses
Inscrição: 19 a 30 de maio de 2014
Participação: alunos de 8 a 12 anos (escolas públicas ou privadas de Natal e Nova Parnamirim)
Resultado: 02 de junho de 2014
Entregas das árvores: 02 e 03 de junho de 2014
Plantio definitivo das árvores: 01 a 05 de 2015
Ler o Regulamento: www.arvoresdapaz.blogspot.com.br ou www.facebook.com/arvores.dapaz
Maiores Informações:
Haroldo Mota (84)9927.6555 - 8845.4603
baobacontato@gmail.com

                                      Regulamento e Ficha de Inscrição
Concurso de Educação Ambiental
“Eu cuido: árvores da Paz”

I – Objetivo
Concurso de Educação Ambiental da Ong Baobá, com o objetivo incentivar os alunos para a reflexão sobre a importância das árvores na segurança de vida no planeta, à relação da necessidade de mudanças de comportamentos, além de promover a construção de atitudes simples para a sustentabilidade.

II – Participação
01. O concurso é dirigido a estudantes com idades de 8 a 12 anos matriculados na rede pública ou privada residente em Natal ou no bairro de Nova Parnamirim.
02. A participação dos alunos no concurso é gratuita.
03. O tema do concurso de Educação Ambiental - Eu cuido: árvores da Paz é: "O Parque das Dunas e suas árvores para a paz”.
04. O aluno deve enviar seu material para a Ong Baobá no endereço eletrônico baobacontato@gmail.com
05. O aluno deverá fazer um desenho à mão livre sobre o tema, na técnica em que preferir (giz de cera, hidrocor, lápis de cor, guache), não serão aceitas colagens e o tamanho deve ser 21.0x29.7 (A4). O texto sobre o tema proposto, deverá ter no máximo 600 caracteres.
06. Cada aluno poderá concorrer com um único texto e desenho.
07. O desenho e o texto, deverão ser de criação e execução exclusiva do aluno participante. Serão desclassificadas cópias de obras que demonstrem flagrantemente terem sidas produzidas por outras pessoas.
08. Somente os trabalhos enviados até o dia 30 de maio de 2014 às 22h serão aceitos/válidos para o concurso. A imagem do desenho deve ser enviado com uma boa resolução.
09. A Ong Baobá manterá sigilo sobre os dados pessoais dos participantes para a Comissão Julgadora.
10. Após o envio do texto e do desenho, não serão aceitas trocas ou alterações.

III - Premiação
01. A Comissão Julgadora é formada pelos membros: Mary Sorage Praxedes (Parque das Dunas), Alídia Ribeiro (UFRN), Maria das Dores Melo (UnP), Nivaldo Calixto Torres (IFRN), Rogério Câmara (EE Nestor Lima) e  a ativista social Maria das Neves Valentim e Gabriela Baesse, escolhidos pela Coordenação do concurso da Ong Baobá.
02. Os critérios julgados: criatividade, originalidade e pertinência do conteúdo ao tema. Será observado também se o desenho não foi copiado e o traço apresentado condiz com a idade do aluno. O texto, será observado também os critérios citados anteriormente, uso correto da gramática e conter no máximo 600 caracteres.
03. Serão premiados 10 trabalhos, sendo que dois, serão julgados pela maior votação/curtir e compartilhamento na página do facebook do aluno participante. As 08 premiações restantes serão julgadas pela Comissão Julgadora do concurso.
04. Todos os alunos enviarão seus trabalhos para a Coordenação do Concurso/Ong Baobá, indicando sua preferência de julgamento: pela Comissão Julgadora ou por sua participação no facebook.
05. No caso da participação do aluno, que escolher concorrer pelo fecebook, ele deve informar também, na sua ficha de inscrição o linck da página postado, para que a Coordenação do Concurso acompanhe a dinâmica da sua participação.
06. Os resultados dos vencedores serão divulgados dia 02 de junho de 2014. A comunicação poderá ser feita por telefone ou e-mail, e estará publicado no site da Ong Baobá (www.arvoresdapaz.blogspot.com.br)
07. Cada um dos 10 alunos premiados, receberão 05 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. As espécies que serão distribuídas: pau brasil, peroba rosa, arueira, paineira, massaranduba, guabiraba, ipês roxo e 05 vasos de 25 litros.
08. O aluno deverá cuidar das árvores num período de 12 meses, encerrando este prazo, ele em conjunto com sua família, deve eleger um local para o plantio definitivo, de preferência na cidade de Natal ou nova Parnamirim, que acontecerá na semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, de 01 a 05 de junho de 2015.
09. A Ong Baobá observará se os locais de escolha para o plantio definitivo destas árvores, obedecem regras a ser respeitadas.
10. Os prêmios serão entregues aos ganhadores a partir do dia 02 até 03/06/2014, na semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente.
11. A Comissão Julgadora é soberana de suas decisões.

IV - Disposições Gerais
01. O espaço necessário na residência do aluno premiado para a permanência destas árvores, durante os 12 meses é de 1.55 x 0,5 ou seja 0,77 m2 e que receba sol durante pelo menos 5 horas por dia.
02. O aluno e sua família deverão disponibilizar de um carrinho de mão pequeno de areia barrada, ½ carro de areia e ½ de adubo para o plantio das árvores nos vasos, na entrega deste material, entre os dias 02 e 03 de junho de 2014, pela Ong baobá.
03. Os alunos contemplados receberão um material de orientação sobre os cuidados que deverão ter com as árvores neste período.
04. A equipe da Ong Baobá, deverá fazer visitas agendadas nas casas dos alunos contemplados para acompanhar o desenvolvimento das árvores.
05. No final do prazo de 12 meses, caso o aluno não possa plantar as árvores na sua região ou bairro, a Ong Baobá receberá e se encarregará de plantar em outra localidade.
06. As inscrições implicam a plena aceitação, por parte do aluno e da sua família, de todos os itens que constam neste regulamento.
07. Todos os participantes do concurso, desde já, concordam em permitir o uso de seu
nome, fotografia e/ou filmagem para divulgação da conquista do prêmio, outorgam plenos direitos autorais e autorizam expressamente o aproveitamento da obra do seu quadro e texto.
08. A organização do concurso não se responsabiliza por quaisquer custos incorridos pelos participantes para a inscrição, confecção e envio dos desenhos e textos.
09. Quaisquer dúvidas sobre o concurso devem ser encaminhadas para o e-mail baobacontato@gmail.com
Fonte:


Ficha de Inscrição




Concurso de Educação Ambiental
“Eu cuido: árvores da Paz”
Data: 19 a 30 de maio de 2014
Nome do aluno

Nome dos pais

Endereço

Bairro e Cidade

Data Nascimento

Idade

E-mail

Telefones

Como soube do concurso?

Qual o motivo da sua participação?

Minha escolha de julgamento?
Comissão Julgadora ou Participação no Facebook

Tema: "O Parque das Dunas e suas árvores para a paz”
Texto com no máximo 600 caracteres



Desenho (tamanho folha A4)
Tema: "O Parque das Dunas e suas árvores para a paz”




Modelo para enviar mensagem facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário