terça-feira, 1 de outubro de 2013

O sol brilhou no “6º Passeio Ciclístico Cidade do Natal”

Meus queridos amigos, o céu estava num azul mágico, abrindo a festa domingo, 29/09, com muitos amigos reunidos e suas bicicletas cruzando nossa mais bela avenida da cidade, cartão postal do turismo potiguar a famosa Roberto Freire, com seus canteiros e árvores conquistando paixões por seu imenso verde, margeado no belo e maior patrimônio ambiental da capital potiguar o “Parque das Dunas”.


Este era o nosso cenário
Inicial do tradicional é famoso Passeio Ciclístico Cidade do Natal, organizado pela Ong Baobá, na sua sexta edição, que contou com a participação e apoio de João Araújo dos produtos FAB, do Natal Cap, Casa do Bem, fotografo Canindé Soares, Praia Shopping, Ibama, Semob, Conselho Federal de Medicina Veterinária, Pousada Casa de Taipa, Hotel Chalemar, Barco Ecológico Cunhaú,  Só Naturais, Açai do Grilo,  MarAzul Turismo, Visual ID, Somagraf, Soluti Comunicação e Lucgraf. Estavam presentes representantes de vários grupos ciclistas da cidade e da grande Natal, como sempre meu amigo Bruno veio especialmente da cidade de Macau para participar do evento.


Um grupo de ciclistas


Que chamou bastante atenção foi a turma do Pedal sem freio, coordenado por Ilana. Como sempre nosso grande amigo Pedro Brito, estava todo arrumado, e não pode pedalar para ficar na retaguarda ajudando com sua humanidade de sempre.

Já se passavam das 7h40

Quando chega Dr. Lima, presidente do CFMV do RN e o Jornalista Wellington, como também a Sra. Carol e sua filhinha, e quase de imediato o Dr. Alvamar do Ibama, chega para fazer parte da grande caravana ciclística em direção a sede do mesmo.


Todos falam da importância
Da Campanha de abertura de combate ao Tráfico de Animais Silvestre no país, lançada oficialmente no ‘6º Paseio CIclistico Cidade do Natal” pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, o médico veterinário Francisco Ferreira Lima. Nossa grande Alma do Bem... Flávio Rezende distribui alegria e muita paz para todos, agradecendo a parceria. O superintendente do Ibama Alvamar Queiroz enaltece a parceria e a importância do projeto.


Casa do Bem
As inscrições quem estava recebendo era Kleide, que toda organizada pedia para os ciclistas colocar os alimentos recebidos na lateral da mesa, para ser entregue a Casa do Bem, em suas campanhas humanitárias na cidade. Um encontro registrado também foi o de Angelike e Pedro.



Salve o Parque das Dunas
Este também foi um discurso em defesa da cidade e das finanças publicas, que toda população natalense deveria se conscientizar sobre a pretensão do governo estadual aplicar 260 milhões de reais numa possível reestruturação da Av. Roberto Freire, ao custo de 65 milhões para cada km de estrada. Somos contrário, pelo motivo que não trará sustentabilidade na mobilidade nos meios de transporte para o cidadão.
O que propomos
É a implantação em toda a cidade do sistema de VLT, ou seja, Veículos Leve sobre Trilhos. Os valores que a municipalidade e o governo estadual querem investir somam quase 2 bilhões, dariam perfeitamente para implantar uma estrutura secular de transporte para as presentes e futuras gerações.  Você pode acompanhar no site www.estrupiciodarobertofreire.tumblr.com
Ciclovias e árvores
Este também é um apelo forte de vários natalense, que não usam suas bicicletas pelas ruas e avenidas da cidade, por não possuir vias expressa para seu deslocamento, e paralelo a isto, a plantação de árvores para dar o conforto térmico e produção de oxigênio, água e absorção dos gases de efeito estufa.
Registramos
Também Regina, Leão, Gustavo, Hélio, Nilberto, Ivan, Lia, Richard, Gel, Gil, Déa, João, Henrique, Marcos, Edimário, Gorete, Gustavo, José Antônio... vigê faltam muitos ainda, a lista é longa, mais de 200 ciclistas presentes, desculpe... não lembrar de todos.





















Hora da largada
Estava um pouco atrasada, já se passavam das 8h45, quando começamos se posicionar para os registros fotográficos comandados por Canindé Soares e suas


 lentes magicas. Você pode verificar no endereço http://canindesoares.com/6o-passeio-ciclistico-cidade-do-natal-acontece-neste-domingo são extraordinárias imagens do seu trabalho de fotojornalismo.
Imagine os carros passando
Na nossa lateral e buzinado dando a maior força ao movimento, foi isto que vimos de alguns motoristas. Era muito bonito, ver aquele cordão grande de ciclistas trafegando juntos num pedal de solidariedade, o ciclismo tem este grande laço de interação social que promove.
No IFRN

Fizemos uma pequena pausa para descanso e refletir sobre o ciclismo na cidade. Haroldo e Angelike falaram sobre a ACIRN, Associação dos Ciclistas do RN e solicitamos do vereador Hugo Manso o mais novo ciclista da cidade, para lutar pela a implantação de ciclovias.

Em direção ao Ibama




O novo rumo era a sede do Ibama, localizado na Av. Alexandrino de Alencar, onde fomos muito bem recebidos no auditório, com uma impressionante e alerta palestra ministrada pelo superintendente Alvamar Queiroz,  sobre o tráfico de animais silvestres no país. Antes de entramos na sede do Ibama,  quem nos aguardava era o Brother Camboim.


Um confortável Bosque
Foi servido um delicioso banque de frutas e sucos naturais, pelo programa Mesa Brasil, de baixo de frondosas árvores, no bosque existente na sede do Ibama.






Os ciclistas premiados
Segue a lista dos ciclistas que foram sorteados com os produtos e serviços abaixo:
Natal Cap - Eveline Araujo, Gustavo Lima, Paulo Santos, Maria Gorete França, José Silva.
Barco Ecológico de Cunhaú – Hélio Galvão, Hugo Manso, Gel, João Teixeira, Angelike Silva, João Maria C Bezerra, Gilmara Moura, Aurimar da Silva e Caio Augusto.

Pousada Casa de taipa Liamara Lô
Hotel ChameMar Aliene Andrade
Livro digital Ong Baoba Maria Caldas Cortez
Ecociclo – Ong Baobá Romário Oliveira
Energético Forever Marcos Cabral
Agradecemos
A participação e organização dos apoiadores, a grande participação dos ciclistas, a todos os grupos de ciclistas e suas diversas bandeiras.
Aguardamos vocês em 2014, para juntos novamente, realizarmos com sucesso a sétima edição.

Atenciosamente,

Haroldo Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário